quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Relato dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha, na turma do 5º ano – Profª Francinete Costa Menezes
PROFEMAT – Programa de Formação de professores em Matemática
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A Atividade foi desenvolvida com alunos do 5º ano, com o conteúdo Espaço e Forma.
Os objetivos trabalhados foram:
 Valorizar o ensino da Geometria no Ensino Fundamental;
 Identificar pontos de referência;
 Localizar pontos de referência no espaço;
 Reconhecer semelhanças e diferenças entre formas bidimensionais e tridimensionais;
 Representar um itinerário através de desenho numa folha de papel;
 Representar o trajeto por meio de um mapa, indicando pontos de referência;
 Produzir figuras com o TANGRAN;
 Descobrir que um mesmo sólido geométrico admite diferentes planificações.
 1ª aula
A proposta de atividade era solicitar aos alunos que confeccionassem um mapa da sala de aula para que seu pai identificasse sua carteira. Para isso, a professora trabalhou o espaço da sala de aula fazendo algumas perguntas sobre a localização dos objetos. Em seguida, ela entregou um mapa com a foto da sala para que observassem, fazendo os seguintes questionamentos:
* Ana senta em frente a mesa da professora;
* João é o que senta mais longe da professora;
* André e Felipe sentam-se lado a lado;
* Carlos senta-se longe de João e ao lado da janela;
* Maria senta-se próxima à porta;
* Joana senta-se a frente de João e bem Próxima de Felipe;
* Júlia senta-se atrás do Carlos;
*Rosa e Pedro sentam-se em frente ao quadro, sendo que Rosa se senta mais perto da professora que Pedro;
* Sabendo que Camila se senta ao lado de João, onde se senta Fabiana?
A aula foi bem interessante. Os alunos participaram com muita atenção e realizaram a atividade sem dificuldades.
Dando continuidade ao conteúdo trabalhado, a 2ª aula foi realizada extraclasse, com um passeio ao redor da escola. Veja a seguir.
  Os objetivos foram:
 Representa um itinerário através de desenho numa folha de papel;
 Representa o trajeto por meio de um mapa, indicando pontos de referência.
Conteúdo: Lateralidade, Pontos de Referência, Nome das ruas, Localização do espaço, Contagem e Leitura de Imagens.
Procedimentos:
 Conversar com os alunos sobre a proposta de atividade;
 Organizar os alunos para dar um passeio nas imediações da escola;
 Pedir que levassem cadernos para anotar possíveis pontos de referência;
 Fazer comentários sobre placas, nomes de ruas e etc., para facilitar a observação dos alunos;
 Após retornar à sala de aula, pedir que descrevam em uma folha de papel o mapa do itinerário feito;
 Pedir que os alunos assinalassem no mapa os pontos de referência encontrados durante o percurso, indicando o sentido da trajetória;
 Leitura dos mapas dos alunos.
Como pode se observar a atividade foi desafiadora e empolgante para os alunos; sair dos muros da escola, observar seu bairro, os pontos de referência tão conhecidos, mas que nunca tinham chamado a atenção deles;
A professora preparou a turma para a realização da proposta, explicou o que iriam fazer e o percurso que iriam tomar;
A atividade conseguiu prender a atenção dos alunos, todos fizeram suas anotações a seu modo;
As intervenções foram pertinentes, tanto com relação aos pontos de referência como de localização (leitura de placas com os nomes das ruas);
Como desafio, eles tinham que passar para o papel o percurso feito pela turma, evidenciando saída e volta para a escola, indicando os pontos de referência.
Todos conseguiram fazer a atividade, só que nenhum aproximou o seu desenho em forma de mapa. Essa competência deve ser trabalhada para que os alunos a alcance.
Na 3ª aula foi trabalhado o TANGRAN, jogo chinês, onde os alunos confeccionariam figuras a partir das figuras geométricas do Tangran.
Objetivo: Conhecer e desenvolver atividades com o tangran.
Procedimentos:
 Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
 Apresentação do Tangran em cartaz;
 Leitura oral da lenda de como surgiu o Tangran;
 Atividade de colagem e produção de figuras;
 Os alunos receberam uma folha mimeografada com 7 peças que formam o tangran. Eles pintaram, recortaram e produziram figuras;
 A atividade proposta desafiadora. Os alunos foram bem participativos e conseguiram realizar a atividade proposta. A profª explicou claramente o objetivo da atividade e o que os alunos iriam fazer. A atividade foi bem prazerosa, com pinturas, recorte e colagem. Depois os desenhos produzidos pelos alunos foram expostos em um cartaz na sala e comentados pela professora.
A 4ª aula foi realizada baseada nos sólidos geométricos. Esse atividade fecha o conteúdo de Espaço e Forma. Veja como foi realizada:
Objetivo: Descobrir que um mesmo sólido geométrico admite diferentes planificações.
Conteúdo: Planificação do cubo
Proposta da atividade:
 Levantar os conhecimentos prévios dos alunos relacionados às características do cubo: mesma medida dos lados, faces planas, larguras, comprimento, arestas, faces, formas bidimensionais e tridimensionais;
 Explicar o que é planificação;
 Expor na sala planificações;
 Entregar a atividade proposta aos alunos e explicar;
 Propor que manuseiem as formas planas, com a tarefa de identificar quais formas planificadas não é possível montar um cubo.
 Correção coletiva após todos os alunos terem resolvido a atividade
Avaliação da aula: Através de perguntas orais.
A atividade desenvolvida foi pertinente, os alunos manusearam as planificações, observando na prática quais formariam um cubo e quais não. Além disso, foram bem participativos, responderam a todas as intervenções feitas pela professora no tocante a conceitos como: faces, arestas, largura, comprimento, etc.
Vale salientar que os alunos compreenderam que apesar de todas as figuras possuírem seis quadrados, nem todas formam um cubo, isso depende da posição em que são colocadas.
A professora preparou os alunos para a atividade, arrumou a sala e todos estavam empenhados em identificar as planificações.
 Referências Bibliográficas
PROFEMAT – Programa de Formação de Professores em Educação Matemática
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário